
Agosto Dourado
Compartilhe

O mês de agosto marca também o já conhecido AGOSTO DOURADO. Desde 2017 o mês é o indicado para que sejam debatidos temas referentes ao aleitamento materno, a importância do alimento para os bebês como fonte exclusiva até os seis meses, entre outras ações de conscientização. Eu sei que não sou a pessoa mais adequada pra falar disso aqui, até por isso vou tentar ser breve. Não é o meu lugar de fala totalmente, mas acompanhei o aleitamento dos meus filhos e posso dar só o meu relato de pai, marido e companheiro dessa função.
O que eu posso dizer para os PAIS é: esteja sempre perto, ouça, não duvide, o corpo não é seu, não é frescura, não é você que diz se tá ou não na hora de parar ou de insistir mais um pouco. Seja apoio, dê água, muita água, busque alimento, incentive o descanso dela enquanto você faz arrotar. Pergunte se precisa de massagem, informe-se muito, sobre pega, sobre mastite, sobre abscessos, tenha empatia, calma e lembre-se que é o seu papel também.
Pelo que ouço das mães, cada uma tem o seu tempo, as cobranças e culpas que elas carregam já são gigantescas e amamentar ou não amamentar precisa de carinho e compreensão, não de julgamentos. Nenhuma das opções é melhor ou pior, nenhuma mãe é menos mãe por não conseguir amamentar e o seu apoio é essencial também pra que ela se sinta menos culpada.
Enfim, se eu puder fazer o mínimo que seja para ajudar, seja cedendo espaço, publicando informações, farei. Por isso vou listar abaixo um pouco de cada coisa, ok?
Ouvindo a médica obstetra Dra Alessandra Barboza, vi a indicação de um filme sobre aleitamento materno acolhedor, informativo e muito humanizado na causa e no formato.
VEJA O TRAILER AQUI:
Quer assistir? Veja aqui: https://www.depeitoaberto.net/
No meu Instagram eu trouxe dois relatos de mães sobre esse tema. Lá mesmo no Instagram existem vários relatos lindos, poderosos e inclusivos, você pode buscar as tags #agostodourado #SMAM2020. Com certeza existe alguém falando com você. Caso você esteja precisando de alguma ajuda, vou listar também abaixo perfis de lugares onde você pode recorrer, tudo bem? Se mesmo assim ainda precisar de algo, posso tentar indicar alguma amiga especialista pra você. Mas entenda, você nunca estará sozinha, viu? <3

Relato da Vaniele: https://www.instagram.com/p/CDZyaNclVOa/


Relato da Isabele: https://www.instagram.com/p/CDcy2ZBF_Qu/


Perfis de profissionais que prestam auxílio:
SOS MATERNA - Cuiabá https://www.instagram.com/sos_materna/
ÁGAPE PARTO HUMANIZADO - Cuiabá - https://www.instagram.com/partoagape/
E você, quer contar suas experiência com aleitamento materno? Meu espaço é aberto pra vocês, viu? Os comentários aqui são abertos! =)
